26 abril 2010

Como treinar o seu dragão

Eu sempre defendo a idéia de que as pessoas só amadurecem com o tempo. No entanto, isso não é exatamente uma regra a ser seguida ao pé da letra. Em alguns casos, um jovem pode ter a oportunidade de aprender uma grande e importante lição apenas por ter um olhar diferente. E com esse aprendizado ensinar aos mais velhos que as vezes temos que desconfiar de  nossas certezas e perceber que sempre temos algo a aprender, independente de idade. Essa reflexão que compartilho com vocês vem da experiência divertida e interessante que foi  conhecer a história de Soluço (voz de Jay Baruchel) e seu dragão no filme ``Como treinar o seu dragão`` (How to Train Your Dragon, 2010), dirigido e roteirizado por Dean DeBlois e  Chris Sanders. 



Não posso esquecer de dizer que uma das melhores formas para curtir essa produção feita pelo estúdio de animação da Pixar é utilizando óculos especiais para ver o filme em 3D, o  tipo de efeito especial que dá a sensação de ver tudo o que se passa na telona como se tivesse na nossa cara. Sendo assim, somos espectadores cada vez mais próximos da história de  um garoto que se torna amigo daquele que deveria ser seu inimigo mortal: um dragão. Com isso, torna-se um traidor entre os seus por fazer aquilo que considera ser o certo. O mais  belo nisso é que mesmo ouvindo a voz do coração, o protagonista do filme fez justamente o impensável em sua comunidade: pensou antes de agir. E por isso, sua reação foi coerente  com sua consciência.

Um dos melhores e, talvez, mais engraçados momentos do filme é quando Soluço e Dragão se conhecem formando assim uma bela amizade, pautada pela lealdade e respeito além do  aprendizado mútuo. Este momento mostra que quando conhecemos alguém muito diferente temos que nos despir totalmente de quaisquer preconceitos e assim construir um novo olhar para aceitar e compreender o outro. Nesse sentido, observar cada detalhe vale muito a pena, tanto no filme como na vida, onde podemos descobrir aquele algo a mais que não foi bem  interpretado ou sequer visto com a devida importância no momento. É desse modo que o personagem principal encontra um novo caminho para uma tradição de guerras entre vikings e  dragões que existia há gerações. Enquanto muitos reagem apenas por instinto, ele buscou a oportunidade de fazer a diferença agindo de acordo com sua natureza pessoal.    

Enfim, se você procura uma diversão com belo visual e bom conteúdo, além de uma ótima oportunidade para refletir sobre assuntos importantes, esse filme com certeza será uma ótima  opção.


Foto:
http://www.adorocinema.com

24 comentários:

  1. Construir um novo olhar... Sinto que desligamos essa chave e a escondemos em um compartimento secreto de nosso corpo - a chave que permite-nos olhar de uma nova maneira. Nessa busca, nem mesmo o passar dos anos é garantia de encontrarmos tão necessário esconderijo. As vezes, como você descreveu, é preciso justamente o oposto: a inocência de olhar algo estabelecido e ousar perguntar: e se? Obrigada pela reflexão, a família irá correndo ao cinema no final de semana . Ah! em 3D! Um abraço, Deia

    ResponderExcluir
  2. Que nome para um filme, hein... parece receita daquelas chiques que ensinam na TV e que ninguém faz em casa... rs... poxa, faz tempo que não assisto a uma boa animação... quem sabe não vou ver essa?... Valeu!

    ResponderExcluir
  3. PARABENS NAO SO PELO POST E TB PELO BLOG..

    ResponderExcluir
  4. Ta difícl eu ver até esses filmes Avatar e Crepusculo que já acho muito infantil, esse aí então vai ser impossível, mas parabéns pelo empenho no texto .....

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcus!

    Confesso que ainda ñ vi o filme ainda, mas pela sua crítica parece ser um filme bem interessante. A mensagem, pelo menos, vale a pena.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcus!

    Parabéns pela crítica. Confesso que ainda não vi o filme, mas só pela mensagem que vc citou já acredito que vale a pena.

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. nossa o filme parece ser muito bom e por ta em 3D deve ser ainda melhor

    quero assitir logo^_^

    ResponderExcluir
  8. tambem achei interessante esse filme

    ResponderExcluir
  9. Meus parabens pelo blog .. vou acompanhar !
    sucesso !
    veja tambem http://sentaaquibaby.blogspot.com/
    com a radio fusion!
    no ar

    ResponderExcluir
  10. Sua dica veio meuito a calhar, estou procurando um filme pra assistir hoje e já tinha ouvido falar bem deste, assim vc só confirmou =D

    ResponderExcluir
  11. Ah, parabéns pelo blog *-* Muuito bom :) . Deeu vontade de assistir.. ahusah'
    Se puder dá uma viisitada no meu blog tbm http://aperteopiii.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Assistirei a este filme. De preferência em 3d. Esse lance do olhar diferente em face da experiência, acho muito válido. Temos de aprender, também, com os mais jovens.

    isso aí
    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  13. Não curto muito desenho, mas esse filme deve ter seus encantos.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  14. Amor,você sabe que amei ver o filme né!!!Afinal,eu estava muito bem acompanhada!
    É como diz Augusto Cury:Pensar antes de agir...
    Essa sensação de estar dentro do filme,é "mó legal!".
    Que pena,que a batatinha não conseguimos ver em 3D...hehehehehe!
    Te amo meu lindo!

    ResponderExcluir
  15. Este filme deve ser d+, amo historias com Drago~es... em falar nisso... Seu blog é bem interessante. Perdoe-me invadi-lo, mas gostaria muito q aceitasse meu convite para conhecer meu blog d fic, espero q goste como gostei do seu.
    Meus parabéns e muito sucesso p vc.
    Abraços!

    http://kimuratorredevidro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Que linda mensagem você deixou para nós... Sem ver o filme, já deu pra sentir que poderemos aprender bastante com ele.

    Aqui em casa nós amamos essas animações, as meninas então nem se fala!

    Pode deixar que vamos seguir direitinho a sua indicação. Adorei!

    ResponderExcluir
  17. Ah... outra coisa:

    Vc escreveu assim: "as vezes temos que desconfiar de nossas certezas e perceber que sempre temos algo a aprender, independente de idade."

    A cada dia que passa tenho mais certeza disso. É uma realidade!

    Abraços...

    ResponderExcluir
  18. Marcus, quanto tempo! Voltei a postar =D

    Bah esse teu post me deu vontade de ver o filme. Obrigada pela dica!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  19. Olá amigo das letras, sou escritora e estou organizando a antologia de contos infanto-juvenis," Deixa eu te contar?", se quiser o regulamento te mando por email, meu email escritora@izabellevalladares.com.br, este também é meu msn, sou ativista cultural e trabalho para o Intercâmbio Internacional Pontes culturais, um projeto que auxilia escritores á publicarem no exterior, lança concursos junto com editoras e envia trabalhos.
    Este projeto está lançando um livro para a feira de Frankfurt, que custará apenas R$25,00 por texto selecionado, serão 100 textos, e todos podem participar, mesmo não tendo publicado antes, pegue informações de como se inscrever no intercâmbio, vale muito á pena, meu livro A cúpula das vaidades, foi publicado no Chile através deste projeto.
    Saudações literárias!

    ResponderExcluir
  20. Eita, moço sumido! NUnca mais postou nada! Passando aqui para desejar a vocês um ótimo domingo! Um beijo, Deia

    ResponderExcluir
  21. Passando para dizer que mesmo sem aparecer por um periodo as vezes saiba que na minha memória tão congestionada e no meu coração de amigo você ocupa um dos lugares mais bonitos,ok?
    Bjkas e felicidades!!

    ResponderExcluir
  22. O que torna a nossa vida interessante é agirmos movidos pelo coração. Sentirmos mais, darmos chances de conhecer além do obvio, mesmo quando todos que seguem sempre igual, sem ousar, sem experimentar o novo, persistindo em seguir sempre um ponto de vista e achando que está totalmente certo. Nesse momento puxamos nosso breque de mão e desperdiçamos oportunidades. Esse filme é muito interessante, com certeza, e o 3D dá um superefeito. Clara Maria

    ResponderExcluir
  23. Esse filme deve nos mostrar que vale a pena ir além do óbvio. Experimentar o novo, sentir mais, afinal é o que dá colorido a vida

    ResponderExcluir
  24. Marcus !!!!!!

    É sempre um enorme prazer em ler seu blog, e nem sempre dá tempo de comentar, mas hoje eu arrumei uns minutinhos.

    A resenha por si só já vale como uma lição, a animação provavelmente é outra.

    Precisamos realmente abaixarmos nossas defesas e pensar com o coração, e concordo com a Vivi.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!