13 junho 2010

O manual do bom homem



Um dia desses tive uma idéia que achei boba e ao mesmo tempo legal. Ela simplesmente surgiu assim do nada e pareceu interessante. Trata-se de um assunto do qual já refleti antes, mas que nunca havia pensado em abordar até agora. Estou me referindo sobre a idéia já concebida e enraizada na sociedade do que vem a ser um homem completo.

Sendo assim, pretendo compartilhar com vocês as características que venho observando nesses meus 26 anos de vida, o que não significa que eu concorde com todas as elas. Para mim, todos seres humanos, independentes do sexo, têm suas próprias naturezas pessoais e tem o livre direito de ser quem quiser nesse mundo sem precisar seguir nenhum manual ridículo imposto pela sociedade. Bom, voltando as definições, acho que pra começar a primeira delas seria uma das mais clássicas: o extermínio de baratas. É, isso mesmo. Pelo que parece, segundo a sociedade, as coitadinhas devem ter a vida bem curta, principalmente se foram vistas próximas de mulheres que, por sua vez, sentem medo e nojo delas. Sendo assim, o homem deve ser um exterminador (do presente) de baratas, grandes ou pequenas.

Existem muitos outros elementos clássicos que ajudam a definir o que é ser homem, segundo a visão já estabelecida pela sociedade. Com o intuito de não me estender muito, citarei apenas alguns exemplos que, acredito, já são de conhecimento público. Esses são relacionados aos conhecimentos técnicos que, infelizmente, todo homem deve nascer sabendo ou aprendido com outro ser mais velho, provavelmente um pai ou um avô. Às vezes, apenas por observação. E ai daquele que não souber de nada disso. Trocar uma lâmpada, abrir um pote de qualquer coisa, consertar chuveiros e carros, esse último é fundamental. Você nem precisa ser bom em todos os outros, mas, se não souber mexer no motor de ignição ou trocar um pneu, sinto-lhe dizer, caro amigo, você estará ferrado e condenado ao julgamento social.

Uma aptidão das mais requeridas para ser considerado homem com H maiúsculo é saber jogar bola e, é claro, entender tudo o que envolver o mundo da redondinha. Lei de impedimento é sem sombra de dúvida lição de casa obrigatória. Em relação às posições em campo, é preciso ser bom, mas não necessariamente um craque a lá Pelé ou Maradona. Não mesmo. Bastar ter habilidade para jogar no ataque e marcar alguns gols, de preferência antecedidos por bons dribles. Por mais incrível e absurdo que pareça, quem joga na defesa não é bem visto pelos outros homens, ainda mais se você for o goleiro. Isso dá margem para suspeitas de opção sexual. Acredite, se quiser, mas é a mais pura verdade.  

Bom, resumindo, para ser realmente considerado um ser do sexo masculino é necessário ser um pouco de tudo ao mesmo tempo, ou seja, ser marceneiro, eletricista, mecânico, abridor de pote, exterminador de baratas (e outros insetos da classe dos asquerosos) e centroavante. Enfim, acho que tudo isso já está até de bom tamanho para atingir de vez o objetivo deste texto. Afinal de contas, se fosse falar sobre tudo a respeito desse manual sem sentido criado na sociedade do que vem a ser um homem de verdade, com certeza teria que fazer um livro.  

16 comentários:

  1. Amor,realmente existe isso.É por tabela amor!Foi imposto né!?!
    Mas, você é um bom homem,sem manual nem nada!
    Te amo gracinha!
    Para mim,não importa se você joga futebol,se você mata barata,se troca lâmpadas,quero apenas que você esteja ao meu lado sempre.
    Beijo no coração amor.
    Te amo!

    ResponderExcluir
  2. Opa! Já não era sem tempo! Que bom vê-lo por aqui! Li o comentário de sua esposa e concordo com ela: nossos maridos só precisam ser carinhosos conosco - o resto a gente chama um "faz tudo". Diga a Adilean que virei fã dela!
    Um grande abraço, Deia

    ResponderExcluir
  3. Adilean, fiquei FELICÍSSIMA de te ver lá no Rumo! Bem vinda! Que delícia! Temos muito em comum pelo visto, hein? Um beijo enorme! Já sua fã e agora sua amiga, Deia.

    ResponderExcluir
  4. hei acho q pra ser um bom homem precisa ser seguro e gentil ;)
    pelo menos se você quiser ser um bom homem para uma bom mulher ne ^^
    ;*
    ótimo post.

    ResponderExcluir
  5. Estou excluído no enquadramento de qualquer manual.

    Até porque joguei meu certificado de garantia no lixo.
    É o que tem pra hj... pronto falei e disse! kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Muito bom este manual, mas realmente concordo com a Deia, eles só precisam ser carinhosos e o resto fica por conta das mulheres.
    Parabéns pelo blog.
    Visite: www.blog.maisestudo.com.br]
    Abs
    MaisEstudo

    ResponderExcluir
  7. Da Vinci já dizia que o homem deveria saber de tudo um pouco.. Nesse mundo em que vivemos, saber fazer tudo o que você citou é essencial (apesar de bizarro)

    Belo post, euri bastante com sua abordagem! :D

    http://papeisriscados.blogspot.com/
    o/

    ResponderExcluir
  8. Como se pode ver para ser um bom homem temos que sujeitar algumas coisas que detestamos.

    O assunto promete!

    ResponderExcluir
  9. acho que hj em dia não muito esta de habilidades do homem ou da mulher, muitos papéis estão misturados e se confundem... para mim para ser um bom homem na verdade tem que ser um bom humano, honesto, respeitador, que se importe com as pessoas e com o mundo que o cerca.
    abçs

    ResponderExcluir
  10. Marcus, matar baratas É ESSENCIAL!
    seja carinhoso, gentil, cheiroso, maravilhoso, deus grego, mas se não eliminar esses monstros sem chance!
    RSRS
    Sabe que um livro seria de bom tamanho.
    abraços.

    ResponderExcluir
  11. Matando baratas pra mim já está ótimo! rsrs
    Na verdade nada disso importa. O amor não é uma escolha...

    ResponderExcluir
  12. Oi. Olha, fiquei lisongeadíssima com o comentário feito no meu blog. Fiquei muito contente ao perceber que a maioria dos leitores conseguiram se sentir dentro da história. Senti que, com esse texto, alcancei o meu objetivo. Muito obrigada e querendo dar alguma sugestão, crítica, estamos aí.

    ResponderExcluir
  13. Lembro de este foi o tema de uma das aulas de sociologia...
    Muito bom e sim já existem livros que falam desse assunto.
    Otimo texto, bjuss, Bruna

    ResponderExcluir
  14. Muito bom !!
    parabéns pelo texto ...
    E vale a reflexão

    ResponderExcluir
  15. Futebol não precisa. Não mesmo. É até recomendável manter o homem longe dessa praga, como as mulheres longe de liquidações. :-) Matar barata e lagartixa com a destreza de um perito (deixando o mínimo possível de restos mortais e levando um tempo não maior do que o intervalo da novela) é condição sine qua non. Beijos e sucesso no blog! e nas baratas!

    ResponderExcluir
  16. Amigo!

    Na minha opinião, para ser homem de verdade basta ser responsável, não ser egoísta, ter bom caráter e um bom coração...

    Mas que matar uma baratinha de vez em quando faz toda diferença, isso faz! Tenho PAVOR de baratas! rsrs

    Grande abraço! Valeu a reflexão...

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!