11 setembro 2010

As pessoas mudam.....





......assim como o mundo. É inevitável não pensar nisso quando você percebe a sua relação com uma pessoa mudar com o tempo. Pode até ser uma alteração quase imperceptível, mas não impossível de acontecer. Como exemplo pra ilustrar o tema, posso contar uma história de uma pessoa que conheci meses atrás. No inicio, achava ela grossa, mal-humorada e até certo ponto uma chata. Tentei não me levar por nenhum sentimento negativo resultante de alguma resposta atravessada ou cara feia. De certo modo, acreditava que talvez pudesse algum dia gostar dela, mesmo que um pouco. Afinal de contas, afinidade é algo que não pode ser forçado.

Mas o tempo é senhor da razão e mostrou que estava errado quanto às impressões iniciais. Ele nos mostra que precisamos ver além dos olhos, enxergar o outro como ele realmente é ou pelo menos fazer um esforço para isso, pois ninguém é inteiramente definido por uma única característica. Somos seres humanos nascidos com a capacidade de pensar, refletir, sentir e se expressar. E isso nos faz donos de nossas ações mesmos que essas estejam influenciadas pelo momento ou por alguma interferência externa ou interna.

Por causa da nossa humanidade, também somos seres sujeitos a erros e acertos. No caso do erro, então, é necessário ter principalmente humildade para admiti-los e força de vontade para deixar o orgulho de lado. Pessoas orgulhosas normalmente têm essa dificuldade, algumas podem até admitir, mas dificilmente dirão: Eu errei, me desculpe. Infelizmente, esse é um mal que pode atingir qualquer idade e determinar sua causa é uma tarefa complicada.

No entanto, mudar é fundamental para o crescimento humano, pois somos mutantes por natureza, assim como o mundo em que vivemos. Assim como as estações do ano e suas alteração no tempo. Talvez isso seja mais difícil para pessoas que já viveram muitos anos e resistem em aceitar as mudanças, sejam elas quais forem. O mundo que elas conheceram já não é mais o mesmo há muito tempo. Algumas coisas, poucas, ainda se mantêm graças ao saudosismo e a vontade de alguns em conservar a história. Mesmo assim, é importante não se prender ao passado e fazer o mesmo com os outros.

11 comentários:

  1. Quando mudam pra melhor é ótimo...
    Agora qdo pra pior e nos decepcionam é mto frustrante!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito!!

    eu mudei muito já nessa vida

    nós somos todos uma metamorfose ambulante.

    mas o importante.. eu acho importante as mudanças, mas sempre temos q se lembrar do passado, a vida é feita disso mudanças, lembranças e o futuro inevitável e imprevisível... abraço

    ResponderExcluir
  3. mudar sempre é preciso, mas tentar mudar para melhor é obrigação!
    E nas mudanças, não podemos nunca machucar quem acredita na gente!

    Muito bom seu texto e blog!

    http://amansim.blogspot.com/

    visita lá, será um prazer!

    ResponderExcluir
  4. Ótima reflexão.
    Parabéns pelo blog :)

    []'s

    ResponderExcluir
  5. mudanças, escolhas, novas ideias, veem a tona a cada passo que damos é necessario saber ponderar tudo para se tome a decisão mais cabivel, mas muitas vezes não é isso que acontece, acabamos atropelando algumas coisas e fazendo errado. Mas acho que tudo isso sempre é um aprendizado e nos servem como crescimento e ajudam a fazer mudanças melhores ;)

    Boa abordagem no post :)

    att, te espero no meu.

    http://parfaitdintensit.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. somos uma metamorfose ambulante
    temos a capacidade de mudar
    a medida q as coisas fluem
    o importante em cada mudança
    é ter o cuidado de naum perder
    sua essencia!

    bjim

    ResponderExcluir
  7. Assim como você amor,passei também por esta experiência.
    Alguém que muitas vezes por influência de terceiros,eu não gostava,ou "não ia com a cara".E em muitos momentos de minha vida foi a pessoa que mais me ajudou.
    Ela não era como eu,sensível;ela era muito forte,como ela se define:sou curta e grossa...
    Mas com o tempo percebi que ela é um doce de pessoa,da maneira dela.
    Assim é a vida.
    Uma caixinha de surpresas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Estamos num constante processo de aprendizagem que nos fazem refletir sobre quanto ainda precisamos aprender e aprender e aprender. O bom é quando nos permitimos essa aprendizagem, reconhecendo nossos próprios erros e aceitando os caminhos que são/devem ser nossos!

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do texto..

    Realmente, essa questão da primeira impressão que temos, não so de uma pessoa, mas de qualquer coisa, situação.. é de fato muito importante, provavelmente será algo que guardaremos, mas pode ser errônea.. pode estar sendo influênciada por outra pessoa ou situação, ou pode simplesmente mudar.. enfim, não devemos ser pessoas bitoladas, ou fechadas para essas mudanças..

    "Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças"

    OBS : Obrigada pelos comentários no Clube do Filme..

    ResponderExcluir
  10. Ainda bem que mudamos e não ficamos estagnados, pois assim a vida as vezes é chata, se não mudassemos seria um tédio completo e absoluto.

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!