22 março 2011

A minha relação com a mitologia grega



Ontem comecei a ler o livro ``O Mar de Monstros``, o segundo da série Percy Jackson & os Olimpianos, do autor Rick Riordan. Confesso que estou aproveitando muito cada momento dessa leitura, pois trata-se de um assunto que sempre me interessou: a mitologia grega. Eu sei que essa série de livros faz parte de uma nova geração de personagens fantásticos da literatura estrangeira tais como Crepúsculo, Senhor dos Anéis e Harry Potter. Mas, pra mim, o que importa é que somente estes livros é que tem me estimulado a leitura com curiosidade e diversão.

Tentei fazer o mesmo processo com os personagens das três séries de livros citados e isso só resultou em falta de interesse. Eu assisti aos primeiros filmes de cada um e até gostei. No
entanto, isso não me motivou tanto ao ponto de procurar as continuações ou conhecer melhor os personagens mais a fundo nos seus respectivos berços: os livros. É fato que uma obra adaptada ao cinema normalmente tem suas modificações, senão, é claro, o sentido de adaptar uma obra estaria totalmente vazio. Do mesmo modo, é impossível agradar gregos, troianos, trolls e nerds quando o resultado final está pronto. Nenhum filme é 100% agradável a todos, porém o primeiro de uma trilogia sempre chama um pouquinho mais a atenção e, por vezes, faz valer a pena o ingresso.

Eu nem vou entrar na discussão sobre qual seria a ordem correta para conhecer um personagem e curtir melhor suas aventuras na literatura ou no cinema. No entanto, como costumo fazer o contrário do que muitos consideram o correto em relação a isso, acabo tendo ótimas surpresas como foi o caso de quando vi o primeiro e até o momento único filme do ``Percy Jackson``. Coincidência ou não do destino, foi na mesmo dia em que ganhei o 1º livro dessa série de presente de aniversário de uma de minhas primas. Adorei o filme, me diverti muito mesmo. No entanto, o livro ``Percy Jackson e o ladrão de raios`` foi infinitamente melhor ainda, o que fez com que minha opinião sobre o filme mudasse um pouco. E minha empolgação foi tanta que rendeu dois posts relacionados ao assunto. Um deles vocês podem ler neste link e o outro está neste outro link do blog Fluindo o Olhar.


É algo que me intriga saber como surgiu o meu interesse por esse tipo de história. Pode parecer estranho, bobo ou incrível para algumas pessoas ouvir esse tipo de afirmação, mas eu realmente não tenho assim uma resposta concreta a respeito do porque tenho tanto estimulo por essa leitura. Possuo algumas teorias, mas nada concreto. Uma delas diz respeito à relação dos seres mitológicos com personagens das histórias em quadrinhos. E não estou me referindo a personagens inspirados e/ou relacionados tais como a Fênix/Jean Grey dos X-Men, o Cavaleiro de Fênix do animê Cavaleiros do Zodíaco, O Capitão Marvel, Flash, Mercúrio, Hércules, entre muitos outros. Se eu fosse falar de cada um então, daria uma série de posts (fica a idéia, hehe). O que estou querendo dizer é a relação entre o heroísmo presente nos mesmos tipos de histórias, cada qual com seu estilo, que provavelmente me fascine tanto.


Enfim, não vou me estender mais do que o necessário, pois pretendo terminar de ler o livro logo para começar o próximo. Afinal de contas, o que vale a pena é ter uma leitura agradável e emocionante que tenha como protagonista alguém com quem você tenha uma certa identificação e que te chame para curtir junto esse mundo fantástico e maravilhoso da imaginação.

21 comentários:

  1. Esta saga de livros é um tanto fora de mão de minhas leituras habituais.. Mas, confesso que me aventurei a ler - só o primeiro - e gostei. Também tenho este fascínio pela mitologia e alguns elementos inspirados... E, por estar numa linha mais infanto-juvenil, considero uma boa pedida para as escolas... Gostoso e com tons informativos.

    ;D

    ResponderExcluir
  2. excelente postagem,
    essse livro deve ser mto bom,
    valeu pela dica,
    só me explique,
    ele agrada um contingente gde de pessoas?estilos e tudo mais?

    obrigada

    http://tentandodescobriroporqudascoisas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Mitologia grega é realmente muito rica, também gosto bastante.

    ResponderExcluir
  4. Que demais!
    Também tenho uma queda pelas histórias mitologicas... rs
    Esta saga literária deve ser MARAVILHOSA!!!
    Vou procurar por cá...

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir
  5. Gosto de mitologia grega e ainda pretendo ler mais sobre o assunto.

    http://boomnaweb.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu confesso, também sou doida por mitologia grega!rs
    Já vi o filme, mas ainda não consegui ler o livro...
    Mas vou colocar na minha lista de 'ler logo'.rs

    Adorei o texto!^^

    ResponderExcluir
  7. Não conheço a saga, mas já li ótimas críticas.
    também sempre tive forte atração por mitologia, acredito que pelo seu teor mágico. É algo fascinante e, em paralelo, complexo; mas que me desperta o interesse mesmo. Não sabia que o livro tinha alusão direta. Vou ler!!!

    ResponderExcluir
  8. Não costumo ler livros desse estilo, no entanto, acho interessante e gosto de saber um pouco sobre o assunto. Creio que nos remete a algo que não conhecemos, mas sabemos que existe... É bastante psicodélico õ/
    rsrs
    Por: http://quaddronegro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Nossa envolvente o seu modo de escrever!!! Adorei. Não é essa a literatura que me relaxa, mas tenho grande curiosidade em conhecer...talvez depois desse post eu me aventure.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. To doida para ler PJ
    sério. Quero conhecer a história. os personagens. narrativa. tudo.
    também gosto bastante de mitologia grega. então acho que vou gostar deste livro.

    ResponderExcluir
  11. IHH, quando vi o título sabia que teria Percy Jackson no meio. EU AMO TAMBÉM!

    E tem uma obra sobre a mitologia egípcia desse mesmo autor que também é ÓTIMO: A Pirâmida Vermelha. ;)

    http://metidoacritico.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Um tipo de leitura diferente, mas interessante.

    ResponderExcluir
  13. Nunca li a saga, nem sabia que existia!
    Não sabia que tinha continuação....
    Achava que era só um filme qualquer quando assisti, mas gostei muito.... Não é tão "criança" como eu achava que era quando vi a capa na locadora, rs.

    Também gosto bastante da mitologia grega!

    ResponderExcluir
  14. Nunca li esse livro não, mas pareceu-me interessante!
    : )

    http://distractingpages.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. aaaaah sei como é ler um tipo de livro que te prende de forma implacavel.
    Eu fico assim com os livros do dan brown ( anjos e demônios,O simbolo perdido ...)eu particularmente não sou muito chegado nos que você citou
    mas lê-se o que te atrai =)
    gostei do blog

    se curte poesia dê uma olhada
    http://algopoetico.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. A mitologia grega é um assunto simplesmente fascinante. Não tem como não gostar.

    Estou te seguindo e espero a sua visita.

    Grande abraço!

    http://poisonmandyfpb.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. "Crepúsculo, Senhor dos Anéis e Harry Potter"

    Não li, nem quero ler...

    Sou avessa aos best sellers, não vou ler só porque todo mundo está lendo e acho que esses livros não tem nada a ver com mitologia grega...

    ResponderExcluir
  18. me amarro em mitologia grega
    Muito legal o blog
    interessante o post
    vc está de parabéns
    vlw
    <>
    visite-nos e comente tmbm
    gostando siga e avise que retribuiremos
    se seguir deixe o aviso no comentário
    deixando o seu link para retribuirmos
    <>
    grato
    <>
    http://mikaelmoraes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. A mitologia Grega é algo que fascina a todos nós. Eu adoro as histórias, filmes, series, livros, tudo que for relacionado a mitologia grega. Sucesso cada vez mais para o seu blog e um abraço do tamanho do Brasil pra você!

    ResponderExcluir
  20. vim aqui e acabei encontrando um blog fantastico!!!

    parabens!

    estou fazendo parte dessa maravilha!

    bjs

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!