31 maio 2011

Um olhar sobre energias



Cada ser humano tem uma energia dentro de si. Ela provavelmente não tem cor, forma ou pode ser representada por qualquer som. No entanto, pode ser sentida. Talvez não seja algo que se explica de forma completa, pois se trata de algo intimo e particular. Em outras palavras, todos sentem a própria energia de um modo. Por outro lado, também é possível transmiti-la para quem está ao seu redor e, assim como numa comunicação verbal, essa transmissão envolve um processo de emissor-processamento de energia e receptor final. Claro que não precisa ser algo unilateral, afinal, a troca é uma possibilidade real.

Algo que acho bem curioso é sobre o efeito da energia de uma pessoa sobre a outra. Se ela é normalmente alegre, de bem com a vida, do tipo que não tem tempo ruim, certamente você se sentirá tocado com esse jeito. É contagioso e traz uma sensação de bem-estar. Talvez, se fosse escolher uma cor para representar isso, o amarelo seria uma opção interessante. Lembra o sol quando nasce, todo vibrante e forte banhando todos com sua luz.


Um outro caso seria a energia de uma pessoa calma, mas do tipo que pouco se vê hoje em dia. Alguém que sabe ouvir com respeito e que fala de forma suave como se não tivesse necessidade de arrancar as palavras para fora da própria boca. Acho que uma imagem que representa bem essa energia seria a de um mar azul claro cujas águas se movimentariam de forma natural, sem pedras sendo atingidas para provocar efeitos bruscos.

Dependendo da sua sensibilidade, a energia de uma pessoa provocará algum efeito em você, seja esse bom ou ruim. Pegue o exemplo de alguém que se irrita com facilidade, até mesmo com coisas pequenas. Uma hora ou outra, essa pessoa terá a necessidade de descarregar isso para aliviar e se sentir livre. O caminho mais fácil é o desabafo sem medição de palavras. Quando isso acontecer, é importante filtrar o que se ouve e não deixar que qualquer atitude sem noção te atinja a ponto de machucar pra valer. Não é fácil e precisa de um certo treino para amadurecer sua forma ``receber`` do outro. O poder da comunicação é muito grande. Quando usado sem responsabilidade e reflexão, pode cometer muitos danos como magoar pessoas ou desmotivá-las.
   
Na minha opinião, você consegue passar energias de várias formas. Enquanto alguns escolhem fazer isso através de suas atitudes, outros preferem meios mais introspectivos como a escrita, por exemplo. Ler é um ato solitário assim como escrever. Por esse motivo, a partir do momento em que o leitor ``recebe`` as palavras e reflete sobre elas, ele tem a oportunidade de se questionar e exercitar a própria imaginação. Gosto de imaginar que é como uma teia de aranha com o conceito do hiper-texto. Explico: a partir do momento em que se faz uma leitura, sua mente resgata outros assuntos relacionados ao tema principal como se tecesse uma teia com vários pontos que fazem parte de um todo.   

Enfim, energia é algo que pode ter várias formas e características. Possivelmente, existam detalhes que nem mesmo a melhor das palavras possa explicar por completo. Sendo assim, apenas registro aqui a minha visão desse tema que considero tão vasto e ao mesmo tempo complexo.

10 comentários:

  1. Seu post vem de encontro ao que eu acredito... Sempre falo que todos nós somos movidos por uma energia. Existem pessoas com energia boa, outras ruins, e isso explica a afinidade natural que algumas pessoas tem umas pelas outras, mesmo sem ter muito contato.

    http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. creio que cada um de nós tenhamos uma energia, uma forma interna.

    se possível, visite meu blog

    www.semente-terra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Praticamente tudo é energia, temos que tomar muito cuidado com como as manifestamos, e tentar nos livrarmos das energias ruins.

    http://artegrotesca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. ooopa!
    Gostei muito do teu blog ein! (:
    to seguindo tá?

    Segue? ^^
    :***

    ResponderExcluir
  5. A energia no apecto humano, tanto pode ser boa como ruim. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Oi Vi! Amei o texto!!! Acredito que somos movidos a energia e devemos sempre observar como a energia "do outro" nos afeta se positivamente ou negativamente e por qual motivo isto está ocorrendo... Importante é nos mantermos íntegros, principalmente no relacionamente que temos com nós mesmos... Mil beijos, Li

    ResponderExcluir
  7. Que legal amor,e quando se está apaixonada?A energia é vermelha!!!
    Um vermelho intenso!!!
    Te amo muito neguinho.Beijos
    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  8. gostei muito do blog e, principalmente, do tema desse post. Saber neutalizar e canalizar energias é super importante. Parabéns, virei seguidora ;)

    http://oentendimento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Marcos, tem pessoas que irradiam uma energia, um alto astral que é maravilhoso. Elas são mais benquistas, agradáveis e sabem lidar mais facilmente com as dificuldades da vida do que aquelas que são azedas, baixo astral. Muito bom teu texto. Obrigado pelo comentário no meu site.

    Abração pra ti.

    ResponderExcluir
  10. Toda energia será fraca se não estiver unida. Por isso poderíamos trocar o ditado popular.
    E a sinergia?

    Um abraço e boa semana.

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!