22 julho 2011

Inspiração livre

 

Ter inspiração para escrever um texto é algo imprevisível. Você nunca sabe quando ou como irá acontecer. Às vezes, pode ser nos lugares mais inusitados e nas horas mais improváveis. De preferência, quando você não tem um bloco de notas por perto ou está em pé no ônibus em horário de pico. Mas, dessa vez, venho falar de um caso bem mais interessante que é quando você se inspira no texto de outra pessoa, independente se ela é conhecida ou não do grande público. Aliás, quem disse que somente os grandes escritores podem servir de fonte de inspiração?

Já li alguns textos bem criativos inspirados em idéias ou até mesmo citações de grandes escritores e pensadores do século passado. Aplaudo quando alguém faz algo magnífico a partir de uma simples citação de um livro, por exemplo. É como utilizar uma sementinha para construir uma bela árvore com as mãos. Ao fazer isso, você homenageia o legado que escritores mais famosos deixaram para a humanidade. Desse modo, suas idéias permanecem vivas e a reflexão que elas trazem consigo se tornam história para quem vai ao encontro delas.

O que dizer então de uma nova geração da escrita que encontra na internet a liberdade necessária para expressar suas idéias? Jogo essa pergunta no ar, pois sempre me surpreendo com a quantidade de blogueiros criativos que tenho encontrado pelo caminho. Existem pessoas de várias partes desse país que utilizam de forma muito especial essa liberdade de expressão pelo meio virtual. E o mais incrível disso tudo é a quantidade de material inspirador postado por amigos/colegas de blogs. Entre os vários exemplos que eu poderia citar vou escolher apenas dois.

O primeiro deles é o belo poema Se seu Coração Falasse postado no blog Versos, Prosas e Colóquios no qual o blogueiro Angelus sugere uma idéia muito criativa nas últimas linhas. Lembro de ter comentado que aquele tinha sido o poema mais criativo sobre amor que havia lido até o momento. A sensibilidade daquelas palavras me chamaram a atenção tanto pela simplicidade como pela sinceridade que se percebe nelas. Acho que foi por causa disso que a minha imaginação ficou ativa pensando nas possibilidades que poderiam ser exploradas. Pensando nisso, escrevi o post Se os corações fossem pessoas . No começo, fiquei com um certo receio achando que ele não fosse gostar do resultado (uma possibilidade a ser considerada, é claro) e que os leitores iriam ver aquele post como algo menor e original justamente por ter sido inspirado em outro. Mesmo assim, fui com a cara e a coragem para tornar aquilo realidade. Não me perdoaria se desistisse tão facilmente.

O outro exemplo aconteceu mais recentemente. Escrevi um texto sobre como nascem as amizades no meu outro blog, o Fluindo o Olhar. A repercussão foi boa e me surpreendeu, inclusive. Não achava que outros blogueiros gostariam daquele texto. Claro que nunca deixei de escrever algo por causa disso, mas sempre dei muita importância para a opinião das pessoas sobre o que escrevo. Afinal, abro meu coração quando compartilho minhas palavras através de um texto. E qual não foi a minha surpresa ao ver o comentário da blogueira Fernanda Duarte, do blog Lugarzito, sobre meu texto? Fiquei muito feliz com a recepção dela e mais ainda com o post Amor aos Pedaços no qual ela cita o meu. Imagina então qual foi a minha reação ao me deparar com algo tão criativo e poético e saber que, de um certo modo, contribui para que isso acontecesse. Inclusive, devo dizer que este post foi livremente inspirado por esta atitude.

Como disse antes, se inspirar no texto de outro blogueiro não é nenhum mal. Aliás, admitir isso publicamente é um exemplo de humildade. Também não tira o mérito do texto inspirado que, por sua vez, brotou da sensibilidade em captar a mensagem de forma especial. Ao fazer isso, você não só promove uma interação positiva entre blogs como também desenvolve seu olhar sobre o assunto. Em outras palavras, isso mostra como a inspiração é algo livre assim como um sonho cheio de possibilidades.

15 comentários:

  1. Eu também partilho a opinião que não há nada de errado em se inspirar em outros textos. Realmente, quando lemos algo que nos interessa, seja em um blog, em um livro e que ao mesmo tempo nos inspire, devemos utilizar essa inspiração, não só para escrever outros textos, mas para qualquer outro ato. Assim estaremos inovando e aperfeiçoando o mundo, e deixando outros se inspirarem em nós e em nossos atos. É um ciclo.
    Se tem uma coisa que aprecio muito são os livros, e cada um deles tem algo para me ensinar. Me inspiro nos livros dia-a-dia.
    Parabéns pelo blog! Abraço!

    Comente no meu blog também:
    http://enricows.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu detesto quando acontece isso comigo.Quando tá de madrugada eu acordo e penso num texto ótimo,eu tento memorizar pra escrever ele,mas eu acabo esquecendo.e quando eu tô na internet ou com um caderno a inspiração não chega

    ResponderExcluir
  3. Já fiz isso também, tive uma inspiração baseado em um texto em outro blog, também não vejo mal nenhum nisso...
    Adoro os teus textos (e já os li nos outros blogs tbm)
    E para mim são sempre inspiradores, mesmo que não virem livros, posts ou matérias, eles inspiram a minha vida!
    Sabe, sempre fico feliz em "passear" por blog inteligentes como esse e deles tirar boas lições para minha vida.
    bjocas
    http://draclaudiabenevides.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente. A verdade é que ninguém cria nada sozinho, partimos sempre de algum lugar. Eu mesma escrevi textos inspirada em Clarice Lispector e Caio Fernando de Abreu, sem falar dos blogueiros e artistas que fizeram/fazem/farão parte da minha construção de ideias. Se busco inspiração em coisas, o que encontro nas pessoas é ainda mais grandioso!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo texto!
    O coração tem que falar mais que a razão!

    Passa lá?
    http://uaimeu10.blogspot.com/
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Bacana essas suas colocações, felizes e extremamente proveitosas. Nesse imenso universo de ideias e cabeças pensantes que a internet nos oferece, não aproveitar e compartilhar tudo isso é simplesmente jogar fora toda uma grande oportunidade que nos é ofertada. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Cara, eu jah escrevi num onibus tem noção? Deu a vontade eu sai escrevendo. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Você faz muito bem em ir com a cara e a coragem para criar um texto a partir de outro. Você comentou que receou que eu não gostasse do seu texto, mas não existe nada mais gratificante para um autor do que ver que sua obra serviu de inspiração para alguém. Antes mesmo de ler seu texto, ja havia me surpreendido positivamente com sua iniciativa e, quando o li, a alegria foi maior ainda. Inspirar-se em alguém é mostrar a sua interpretação para aquilo que leu e de que forma aquilo lhe tocou. E também complementar, elevar a outro nível muitas vezes, como você conseguiu fazer.
    As ideias realmente não surgem do zero. E a inspiração é o que amplia as possibilidades, como você mesmo disse, e mostra novos pontos de vista.
    Obrigado por lembrar de mim mais uma vez. Fico honrado com isso.

    ResponderExcluir
  9. Com o advento dos blogs e sites, em sua esteira muitos escritores realmente bons saíram do anonimato e mostraram sua cara, e uma de nossas fontes inspiradoras são os outros blogueiros, e essa interação é sadia.

    Obs: tenho uma sugestão pra ti, pq vc não muda o domínio do teu blog para .com? Isso vc faz aqui mesmo no blogger, com a mudança do domínio vc paga 10 dolares no cartão de crédito anual, e o dominio ficaria www.olharreceptor.com bem mais fácil de memorizar e digitar, fora que dá mais credibilidade na internet, pois é domínio de site. Eu fiz a mesma coisa e furutamente foi passar meu domínio para uma plataforma de site. Qualquer dúvida é só me perguntar.

    ResponderExcluir
  10. Um texto, quando publicado, ele não é mais do autor, esse texto passa a ser do leitor, que pode se apropriar desse para preencher as lacunas, criar sistemas de enxertos (utilização de algumas palavras, da idéia, reformulação textual)ou pastiche (dar continuidade a obra). Se essas possibilidade de inspiração, ou melhor, crição da recriação, não existisse, não existiria o leitor na sua forma mais personificada possível. A leitura é identificação ou repulso. Quem lê deve mostrar o seu olhar sobre aquela obra. Por sinal...Tudo é uma mímesis, já dizia Aristóteles ,e, talvez por isso, por essa dinamicidade, não exista a cidade (polis) ideal de Platão. O ser humano vive a imitar a vida, ao que foi acontecido. Um texto acontece e permanece, quando o seu olhar toca o outro.
    A internet mostra um emaranhado de opiniões que formarão outros links, é o caso: se não existisse Adão, segundo a bíblia, como existiria Eva?
    Os maiores escritores escreviam sempre algo que avulsassem os seus olhares receptores. Clarice Lispector, escreve sobre um homem mascando chiclete no ônibus, e, é uma inspiração suficiente para desenvolver vários, uma vida, de romance.
    Elisa Lucinda se identifica dom Drommond, Mário de Andrade "rouba" os textos de Manuel Bandeira, o aluno se apropria da fala do mestre, nós, blogueiros, nos linkamos.
    Sempre alguém dia melhor oq ue queremos dizer, ou não.
    As palavras, as ideias, nunca são nossas, é sempre do mundo que constitui um sistema.
    Eu, particularmente, quando divulgo um texto, é aquele que não quero mais, pois sei que no momento da postagem não é mais meu o texto, ou, simplesmente estou dando nova vida atrás das íris dos leitores que poderão tomar como seus, da forma mais original possível, já que não sou eu mais o dono, o autor, do texto, e sim o sujeito poético, que é universal e presente em todos nós enquanto existir, palavra.

    Como eu sempre afirmo. Tuso é uma questão de leitura, pois afinal, ninguém escreve só, assim como ninguém lê só.

    visita o meu blog:

    escarceu-pre-datado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Pois é, a gente chega a chorar de emoção numa situação dessas, né?

    ResponderExcluir
  12. A inspiração é algo incrivel!
    Não dá pra força ela á vir. Mas quando vem sempre traz ótimas surpresas.
    Abç Marcus ;D

    ResponderExcluir
  13. Obrigado pela visita. Jornalismo literário é muito bom. Gostei do seu texto e realmente, nem sempre se baseamos em escritores renomados, existem muitos escritores competentes que não tiveram chance de mostrar o seu talento.
    Me segue lá.

    Até mais.

    Abs

    ResponderExcluir
  14. Originalidade sempre.
    Com a citação de um autor conhecido ou não,merecido o mérito.
    Parabéns pelo texto,lindo.
    Que continue sempre a nos presentear com o seu dom da escrita.
    Beijos.
    Te amo!

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!