07 setembro 2011

Músicas grudentas





Por um acaso, já aconteceu de você ligar a televisão, o rádio ou navegar pela internet e descobrir alguma banda tocando a sua música de trabalho? Se a resposta for sim, provavelmente você deve ter se deparado com algo que só de ouvir uma vez já ficou ``grudado na memória``. Isso com certeza já aconteceu com todo mundo. Tem gente que até fica com o refrão na cabeça mesmo não gostando nem um pouco do conteúdo. E em outros casos, aquela melodia fácil de memorizar acaba te envolvendo e você simplesmente acaba gostando dela.

Um exemplo disso está no motivo que me levou a escrever este post. Tudo começou nessa segunda-feira, 5 de setembro. Estava sem computador por motivos técnicos e assim como todo usuário acostumado a uma rotina, fui ``forçado`` a buscar outros caminhos alternativos para passar o tempo livre. O horário era mais ou menos 19:28, se não me falha a memória. Aproveitei para assistir televisão e fui logo para um dos canais que sempre gostei, a MTV. Já fazia muito tempo que tinha perdido o hábito de assistir videoclipes, mas nesse dia resolvi dar uma chance para conferir o que tinha de novo por lá. Muita coisa mudou desde a época em que assistia o Disk MTV, programa que agora tinha como seu substituto o Top 10. A idéia é basicamente a mesma: apresentar os clips que estão no topo das paradas musicais e na preferência do público. É o caso do novo sucesso da banda Fake Number.

Fiquei muito curioso quando ouvi o nome. Primeiro achei que fosse uma banda estrangeira, provavelmente americana. Depois, quando o clip da música Primeira Lembrança começou e a vocalista Electra cantou ``A sua primeira lembrançaaaaa, whoaaaa...``, a dúvida obviamente se dissipou num segundo sendo substituída pela curiosidade de ouvir a música até o final. Valeu a pena. Gostei mesmo e o efeito disso foi representado pela vontade de conhecer mais sobre eles. Recomendo algumas músicas como 4 mil Horas, Platônico, Aquela Música, entre outras.





Isso me faz lembrar um aspecto muito interessante da música pop: a diversão. Você pode até gostar do conteúdo de uma música quando sente que a letra fala diretamente pra você. A identificação contribui ainda mais para uma relação de carinho com o que está sendo cantado. No entanto, o que sobra quando você gosta de algo, mas não se identifica diretamente? Bom, esse é o meu caso. E a resposta faço questão de dizer sem medo de ser feliz. Eu adoro cantar, mesmo não tendo voz nenhuma pra isso. É muito divertido decorar uma letra legal, tentar cantar de forma parecida e imitar alguns trejeitos de quem canta, seja esse um cantor uma cantora. Alguns até preferem dançar, dependendo do ritmo.

Enfim, o que tenho pra dizer com todo este texto é que se você encontrar uma música ``grudenta`` assim como Primeira Lembrança, simplesmente curta sem medo de ser feliz. Aproveite ao máximo e se permita conhecer algo novo, fora do habitual, pois no final você pode até acabar gostando muito.




11 comentários:

  1. Bela postagem...pura verdade...

    http://cinemaparceirodaeducacao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Que legal.
    Não conhecia esta banda.Mas amei esta música:Primeira lembrança.Já é a terceira vez seguida que a ouço!!!Ela realmente fica na cabeça da gente.
    Lindo texto amor.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. ooi, estou seguindo.. segue tbm? *-*
    http://carollcunhaa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcus, ótima postagem, já curti muito a MTV na década de 90, hoje tá uma bosta, só voltada pra a garotada que não entende de música e acha que Restart, Pitty, O Rappa, NX Zero e outras aberrações dessa natureza é música. E essa coisa de musica pegajosa é complicado, isso é chamado de "one hit wonder", ou banda de uma música só, aquelas que só conseguem implacar uma só música na carreira e ficam estigmatizadas por ela.

    Abração pra ti.

    ResponderExcluir
  5. Pura verdade! Há umas música que não desgrudam da cabeça, mesmo tendo letras bregas ou algo assim (se eu falar que às vezes me pego cantando CINE - sim! -, você vai me matar? aheuehe). Concordo com o Paulo Cheng, MTV hoje está decadente :/

    ResponderExcluir
  6. Fala Marcos,
    A MTV já teve alguns bons momentos, apesar de achar que é um canal que não costuma dar muita ênfase ao rock clássico, lamentavelmente.
    Mas essa história de música ficar na cabeça é normal para qualquer um, imagina então para músico, como meu caso! rsrs. Acontece sempre.
    Abraço e bom domingo.

    ResponderExcluir
  7. Essas músicas grudentas são um caso sério... Uma hora você gosta, outra não. Nesses dias, estou com uma que não sai da minha cabeça ("Defying Gravity", conhece?). Até fazendo uma prova ela estava tocando na minha mente!
    Mas você está certo; o jeito é se entregar à música se ela lhe agradar. E mesmo que não agrade também: dizem que quando uma música ruim gruda no seu ouvido, se você cantá-la até o final ela vai embora. Eu confirmo! É verdade mesmo.

    Até a próxima! Ótima semana!

    ResponderExcluir
  8. Ei, psiu, Tem selinho para você aqui, olha: http://coisasdesayuri.blogspot.com/2011/09/selinho.html
    Sayuri

    ResponderExcluir
  9. Para mim é uma surpresa de fato, pois não conhecia a banda, e olha que adoro músicas, independente de estilos. Belíssima postagem Marcus. De qualquer modo, seu post nos incentiva a conhecer o trabalho da galera. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  10. Marcus, eu também não conhecia a banda, e gostei muito! Vou passar para o meu garotão aspirante a músico...

    ResponderExcluir
  11. ...ainda bem q musica ruim não gruda na minha cabeça! :)

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!