11 dezembro 2011

Ser adulto


Fonte da imagem:  clique aqui


Ser adulto é uma incógnita. Posso ser rotulado de imaturo por afirmar que se trata de um mistério algo considerado tão simples pela sociedade, mas, sinceramente, não me importo. Atualmente, estou com 27 anos e ainda procuro compreender o que realmente significa isso, pois desde que me conheço por gente acredito que essa idéia está ligada basicamente a questões como responsabilidade, maturidade e experiência. Em outras palavras, é quase como um sinônimo disso tudo.

No entanto, quanto mais o tempo passa e observo o mundo a minha volta percebo que talvez essa questão não seja tão simples quanto alguns ditos adultos fazem parecer de forma tão imperativa. Entendo que a sociedade tem uma necessidade natural de rotular as coisas de forma que os significados sejam como coisas exatas. É como se não existissem espaços para serem discutidos e/ou refletidos. Uma definição final e pronta. Por causa dessa mentalização fechada, algumas pessoas fecham seus olhos para as falhas deste sistema. Afinal de contas, como explicar a existência de tanta ``gente grande`` se comportando com tanta idiotice e infantilidade?

É óbvio também que a simples adição de algumas décadas de idade não é correspondente a ter maturidade. E lamentavelmente com esse ``pacote`` vêm um maldito orgulho que impede algumas pessoas de serem capazes de admitir seus próprios erros e assim assumir que ainda tem muito o que aprender nessa vida. Aliás, se há algo tão real quanto o solo em que se pisa é o fato de que o aprendizado nunca termina. Não importa quantos anos você tenha, sempre haverá algo que você ainda não sabe. Além disso, seus professores nem sempre serão mais velhos que você.

Do mesmo modo que temos muito que aprender com os mais velhos, também há muita coisa que uma criança ou até mesmo um adolescente pode ensinar, isso independente do seu tempo de vida. Isso acontece porque todas as nossas experiências de vida são únicas ao seu modo. Todos temos vivências diferenciadas e, dentro delas, particularidades que as tornam valiosas como lições de vida. Vejam o exemplo de alguém que começou a trabalhar mais cedo do que os outros. Muito provavelmente essa pessoa tenha feito isso por uma questão de necessidade. Talvez tenha sido algo próximo do que muitos gostam de chamar de ``o homem da casa``, aquele que paga as contas e põe comida na mesa. Isso não o torna mais adulto do que os outros. Com certeza, deve ter aprendido bastante sobre como ser mais responsável em vários aspectos, mas, mesmo assim, não sabe de muita coisa, pois sua experiência ainda é limitada a um determinado contexto enquanto há tantas coisas que poderiam ser aprendidas se não tivesse que escolher este caminho.

Nesse sentido, é importante sermos realistas, pois isso é fundamental para o crescimento de qualquer pessoa. No mundo dos sonhos, os limites são estipulados pela própria imaginação. Ou seja, você pode voar a vontade, como e quando quiser. Já no mundo real, as coisas são totalmente diferentes. É preciso colocar os pés no chão antes de qualquer coisa. Enfim, encarar a realidade nunca é uma tarefa fácil tampouco prazerosa. Aceitar que nem sempre temos controle de tudo faz parte disso assim como ter que lidar com situações inevitáveis de perda e dor. Por isso, é impossível separar o mundo em tons de preto e branco quando nitidamente há certos tons de cinza por ai.

Sendo assim, devemos aceitar a ação natural do tempo. Tudo tem começo, meio e fim. Um ciclo precisa terminar para que outro comece. Filhos nascem, crescem, alguns se tornam pais, assumem responsabilidades e escrevem suas próprias histórias de vida. Um ciclo inevitável no qual a fase adulta é um capitulo importante.

13 comentários:

  1. Acho que num existe um manual de normas de comportamento pra cada faixa etária... adulto para mim é simplesmente um nível intermediário de experiencias adquiridas que fica entre os graus infância e velhice! srsrrsrs!

    ResponderExcluir
  2. Marcos, valeu pelos vários comentários no Blog... tem é assunto cara, esse lance de sair de casa é uma aventura... já já coloco mais texto!

    Vamos nos falando e mto obrigado por todas os desejos de boas coisas... Show! Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Marcos, acabei de colocar um novo texto, que tal dar uma olhada já que vc conseguiu aguentar e ler todos os outros... rs...

    Como falamos sem eu ficar pertubando seu post aqui?

    http://resolvimorarsozinho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Isso de ser adulto é muito complicado. Tô com 18, indo pra 19. Ou seja, começando essa fase. Se você com 27 às vezes ainda fica perdido, imagina quando nós que ainda estamos dando o primeiro passo. Às vezes a gente se pergunta qual é o jeito certo, e vai descobrindo que ninguém sabe explicar. Acho que ser adulto é ir aprendendo, ir deixando os manuais de instrução e contruindo sozinho seu caminho. Enfim, ainda tô descobrindo. Mas muito bom o texto. Depois se puder passa no meu blog: http://fernandaamylice.blogspot.com/

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Marcus, ótimo texto, bem reflexivo, e também já escrevi sobre o tema, realmente sempre vai ser uma incógnita, pois muitas vezes, com o passar dos anos e com o acúmulo de experiência, muitas vezes nos comportamos como verdadeiros meninos, com ações pueris e superficiais, e muitas vezes as crianças nos dão profundas lições de moral fora de série. Parabéns pelo texto, maravilhoso.

    Abração.

    ResponderExcluir
  6. "No mundo dos sonhos, os limites são estipulados pela própria imaginação."

    Adorei o conteúdo do teu blog, moço. De verdade. Seguirei-te.

    ResponderExcluir
  7. Só sei que ser adulto é dose, foda mesmo!

    ResponderExcluir
  8. nossa , amei o post *-* esta de parabens :D
    adorei seu blog ,

    http://2lives1world.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Achei muito bom o post, no entanto eu não compactuo com a ideia de ser submisso ao tempo. Creio que podemos lutar contra isso, superar o tempo, tanto física quanto mentalmente, ou seja, nos perpetuarmos fisicamente através de tratamentos biomédicos ou de intervenção de biomecanica e robotica, e mentalmente procurando acompanhar as transformações socias e culturais do mundo. Bom eu penso assim, sei que parece um pouco loucura mas o tempo tem provado que caminhamos para isso, a imortalidade.

    www.heitor-falcao.com

    ResponderExcluir
  10. Marcus, acredito que a maturidade traz consigo a serenidade, a consciência de que os nossos "grandes" problemas, na verdade nem são tão grandes assim. Aquilo que antes era uma tempestade em um copo de água, passa a ser visto como uma situação momentânea. E conseguimos agir de forma racional, ao invés de se entregar ao desespero.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. AO FIM VC VERÁ QUE SER ADULTO NOS DEMANDA APENAS MAIS RESPONSABILIDADE, MAS NO FUNDO NÓS SOMOS, E TEMOS QUE CONSERVAR, A CRIANÇA QUE SEMPRE SEREMOS ATÉ O APAGAR DA VELHA CHAMA... EU PASSEI POR ESSA CRISE ATÉ DESCOBRIR QUE É TUDO A MESMA COISA, SEM TIRAR NEM POR! SEGUE COMO SEMPRE FOSTE E TUDO SE AJUSTA NATURALMENTE

    ResponderExcluir
  12. Muito interessante o seu texto.Nos faz refletir sobre a idade e a maturidade.Eu também não sei conceituar a diferença.Estou no auge dos meus vinte e quatro anos.Acredito que existe uma linha divisória,e que cada um deve descobrir por sí mesmo. Amei o texto.E amo você.Parabéns lindo.Um beijo.

    ResponderExcluir
  13. Muito interessante o seu texto.Nos faz refletir sobre a idade e a maturidade.Eu também não sei conceituar a diferença.Estou no auge dos meus vinte e quatro anos.Acredito que existe uma linha divisória,e que cada um deve descobrir por sí mesmo. Amei o texto.E amo você.Parabéns lindo.Um beijo.

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!