20 agosto 2012

Um olhar paulista sobre Minas Gerais





Este é um lugar de paz, onde é possível ver tranquilidade``estampada`` no semblante das pessoas. Ao que parece, não há tanta pressa e tampouco a energia da correria nublando os olhos das pessoas ao ponto de fazê-las esquecer a própria educação. Muitas pessoas ao redor do Brasil tem o péssimo hábito de rotular certas regiões do país e Minas Gerais, infelizmente, não fica de fora. Engana-se muito quem pensa que todo mineiro é caipira por causa do sotaque, por exemplo. Falar isso deveria ser um crime, pois não devemos limitar nosso olhar a certos estereótipos que só servem para ofender e separar as pessoas em muitos casos. Nosso país é belo justamente pela diversidade e pluralidade de culturas. Mas, não irei falar de preconceito neste texto e sim mostrar o meu olhar de paulistano sobre o estado de Minas Gerais. Talvez não esteja preparado o suficiente para fazer uma rica e apropriada abordagem. No entanto, devo avisar que desde o começo minha idéia sempre foi a de mostrar a visão de alguém de fora sobre um lugar novo. 

Lagoa da Pampulha
Capela da Lagoa da Pampulha


Nasci em São Paulo e tenho vivido na terra da garoa há quase três décadas. Já presenciei muita coisa como o stress do trânsito, metrôs lotados e a correria do dia a dia. E, por conta desta experiência de longa data, vocês devem imaginar qual foi a minha surpresa quando pisei em solo mineiro pela primeira vez. Na verdade, é sempre uma novidade toda vez que vou pra lá. ``Um admirável mundo novo``, como diria um personagem do livro de Aldous Huxley de mesmo nome. Achei tão bonita a forma como os mineiros são tão educados e gentis. Algo muito natural assim como os costumes de lá que, por sua vez, merecem um parágrafo a parte.

Nesse sentido, acho interessante dizer que o significado de costume nada mais é do que uma forma de se preservar a história. São hábitos passados de geração a geração que visam formar uma tradição de família. São coisas como um simples bom dia para o pai e a mãe toda manhã até o ato de ir a igreja toda semana. Outro exemplo é sempre respeitar horários de almoço e janta. Claro que isso não é uma exclusividade mineira, mas vale a pena ressaltar esse aspecto justamente pela força do hábito na região.  E, por falar em comida, não devemos esquecer algo que pode ser considerado um símbolo mineiro: o pão de queijo. Pequeno ou grande, não importa. Sua forma é sempre arredondada e a cor tem um tom amarelo claro, algo que pode variar dependendo da forma como é assado. Seu gosto salgado é único e muito saboroso. 

Outro aspecto que obviamente chama muita atenção é o sotaque. A forma de falar e o tom de voz são os detalhes que mais chamam atenção. De certo modo, é como se fosse um vocabulário novo.  Expressões típicas como ``Uai` e ``Sô`` são bem comuns além do jeito de pronunciar as palavras ou utilizá-las de outro modo. A calçada vira ``passeio`` e dinheiro vira ``dinheirin``. Para quem não está habituado, isso pode parecer engraçado quando se ouve pela primeira vez. No entanto, acho impossível não reparar no modo tão simpático como toda essa comunicação é feita. Já vi de forma muito curiosa pessoas conversando com um sorriso e brilho nos olhos.

Enfim, não posso terminar de expor minha visão sem antes dizer uma grande verdade que se encontra no trecho do hino do estado de Minas Gerais:
``Oh! Minas Gerais!
Quem te conhece
Não esquece jamais...``

8 comentários:

  1. Que interessante seu texto.
    De forma clara e objetiva conseguiu passar um pouco da nossa cultura mineira.
    Parabéns mais uma vez!
    Sucesso sempre cheiro!

    ResponderExcluir
  2. Marcus, ótimo o seu texto! Aqui estamos bem ao lado de Minas, então tudo se confunde... há uns 12 anos namorei um mineiro que morava aqui em São João, e quando íamos visitar a mãe dele era uma correria, porque tínhamos que visitar também a avó e todas as tias! E em cada uma das casas serviam alguma coisa para a gente comer, e sempre tinha queijo (que eu adoro)! Eta povo bão demais!!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Marcus, que bom que não se assusta com nossa forma de conversar,rsrs, ou até mesmo de chamar as outras pessoas, de mostrar as coisas com o dedo indicador e não apenas verbalizando. Sei que fiz você ouvi palavras novas, pronunciadas de formas diferentes, né? rsrs. Estou aqui pensando que minha família foi seu principal campo de observação, bom dia, boa tarde, boa noite, ir a igreja, almoço na hora certa, se passar de 12:00 está tarde,rsrs. Você esqueceu de escrever sobre umas boas gargalhadas que demos,rsrs... Um abraço cunhadinho lindo, vou ali comer um pão de queijo... hummmmmmmmmm...

    ResponderExcluir
  4. Um belo texto e um ode a conhecer esse belo estado, com muita tradição e coisas legais para se conhecer. E Ouro Preto está na minha lista de turismo, um dia chego por lá para conhecê-la, além de degustar seus famosos pães de queijo. Ótimo texto, parabéns Marcus.

    Um abração pra ti.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Marcus! Que legal ler seu texto, pois fui me lembrando de como são as coisas na minha terrinha natal. Que saudade!!! Como você sabe, estou morando no Rio Grande do Sul, mas meu coração está em Minas, e sempre estará! Adorei o texto!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Marcus, conheço as belezas e os encantos das Minas Gerais. Se for citar todas as belezas, maravilhas e encantos dessa terra, teria que fazer várias publicações sobre o tema, creio que concordará comigo. Mas seu carinho e amor ficaram bem pontuados aqui. Foi muito feliz em falar sobre Minas no seu espaço. Para concluir, faço registrar ao amigo, que em razão das minas atividades profissionais já não visito mais os blogs amigos com a frequência que um dia fiz, mas nas oportunidades que tiver, espero está presente. Um grande abraço e sucesso pra você

    ResponderExcluir
  7. Oi Marcus! Bonito modo de demonstrar sua admiração pelo estado de MG. Nosso país é tão diverso e grande que cada pedacinho tem uma particularidade que cativa a quem visita e tem a mesma impressão que teve "de mundo novo". Até mesmo o velho português falado mostra outras nuances que refletem o modo de ser de cada parte do país.

    ResponderExcluir
  8. Que delícia passear pelas paisagens do seu texto... me orgulho de ser mineira, realmente aqui é bom demais!

    Seja sempre bem vindo em suas andanças por aqui, ok? Abração...

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!