21 dezembro 2012

Uma reflexão sobre o fim do mundo



Fonte: Riovale Jornal
   


Isto já foi tema de filmes, novelas e até de livros. Não importa qual ficção você escolha para falar sobre o assunto, a temática do último dia na terra sempre estará viva no imaginário das pessoas. Na minha opinião, isso ocorre por vários motivos. Um deles é o fato da reflexão que surge por causa de toda essa discussão. É o caso de questionamentos tais como o que você faria se o mundo fosse acabar, se sentiria arrependimentos ou tentaria ir até as últimas consequências para realizar os sonhos mais malucos da sua vida.

É como se houvesse uma última chance para aproveitar o dia ao extremo. Sem culpa. Sem medo. Afinal, o dia de amanhã não seria mais uma possibilidade. Seria apenas o tempo presente. Aqui e agora. Mas, independentes disso, todos querem fazer valer a pena nosso tempo aqui na terra.  Afinal, somos conscientes do ciclo natural da vida e da sua pouca durabilidade.

Por esses motivos, é sempre bom arriscar certas possibilidades ao invés de ficar apenas na teoria se perguntando ``O que aconteceria se...`` pois a oportunidade nem sempre bate na porta duas vezes seguidas. Existem exceções, é claro mas o que realmente importa é como utilizamos nosso tempo aqui na terra. De certo modo, se arrepender de algo é um sentimento natural. O que não podemos é deixar isso tomar conta dos nossos pensamentos e ficar presos em lamentações. Isso atrasa a vida e não atrai boas energias.

A vida é um grande aprendizado. Estamos sempre lidando com situações que nos levam a tomar decisões importantes que, por sua vez, constroem um pedaço do futuro. Cada caminho leva a uma possibilidade. Nem sempre conseguimos ver ou até mesmo entender o percurso completo. O grande desafio é justamente seguir adiante mesmo com erros e tropeços muitas vezes inevitáveis. Inclusive, errar faz parte do processo. É através desse elemento que aprendemos algumas lições, independente se os erros são nossos ou de outras pessoas. Um dos vários motivos pelos quais a história é importante está nisso: aprender com o passado.

Assim como muitas pessoas, não acredito realmente no fim do mundo no dia de hoje. Talvez se trate de apenas mais uma oportunidade que a vida nos oferece para repensarmos nossas atitudes em relação ao outro, a nós mesmos e com o mundo. Estamos cuidando bem do nosso mundo? Estamos semeando a paz e nos relacionando da melhor forma possível com cada pessoa que conhecemos? São vários questionamentos e muito provavelmente várias respostas também. O importante é refletirmos sobre isso porque esse não precisa ser o fim e sim um novo começo.


4 comentários:

  1. Marcus, um grande abraço. Esse é um assunto que vira e mexe, retorna. Se você me perguntar se o mundo, da forma como está sendo conduzido, pode acabar, eu digo que sim. O que o homem vem fazendo com o planeta não deixa dúvidas. Porém não é esse mesmo homem que contribui para esse fim, quem determinará isso. Suas observações também são muito ricas e contribui bastante com a formação de meu pensamento em relação a isso. Para encerrar; desejo para você e familiares, um feliz Natal. Parabéns também pelo título de seu clube de coração, viu! Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo texto.
    Você de uma forma brilhante conseguiu resumir o que acontece a nossa volta...
    Todos estão preocupados com o "FIM DO MUNDO",mas se esquecem de que quem acaba com o mundo somos nós mesmos.Quando destruímos uma árvore,quando maltratamos o que Deus fez com todo o carinho,quando julgamos sem conhecer,ou quando passamos fingindo não ver o sofrimento do próximo.Gente matando gente por motivos banais,desvalorizando assim a obra mais bela do criador.Isso sim que é o fim do mundo pra mim!
    enfim,acredito que o fim e o começo estão em nossas mãos.
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Imagino o "fim" do mundo, na verdade como um recomeço, como você mesmo disse. É um novo caminho a ser trilhado pelas pessoas. Cada pessoa tem seu "fim de mundo" individual, mas um assunto com tanta repercussão como esse sobre o fim do planeta, acaba levando todas as pessoas a refletirem juntas, a dar mais valor as suas vidas.

    Um bom recomeço sempre tenta corrigir os erros antigos, fortalecer as fraquezas e tentar ser melhor do que antes. Espero que esse 21 de dezembro sirva para levar as pessoas a desejarem uma segunda chance de serem melhores.

    Abração.

    ResponderExcluir
  4. Quando sentimos ameaçados com o fim de um relacionamento, desemprego ou perda de parente e amigos, parece que o mundo acabou, que nao há vida depois dessas situacoes. Por que, simplesmente pensamos que nao temos forcas para encar o AMANHA, e o que faz agente pensar assim?? O medo.

    O mundo acaba quando deixamos de acreditar. Acreditar na vida, acreditar em Deus, acreditar que tudo é possivel, acreditar na fé e na esperanca.

    Aqui ficam minhas palavras, adorei o seu texto.
    Maika Zerbe

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!