02 outubro 2010

Olhar Receptor 2.0 - Em defesa da boa comunicação



 Olá, é com muito orgulho e alegria que venho aqui publicar o primeiro post desta novíssima fase do blog Olhar Receptor, agora com template novo, entre outras novidades que serão abordadas brevemente por essas linhas. Mas, para inicio de conversa, quero agradecer aqui publicamente o blogueiro Tico Esteves, autor do Novo na Rede  por toda atenção dada e ajuda nesse empreitada que foi a reformulação deste espaço tão especial de publicação. Além dele, faço questão de destacar a importância do Dicas para blogs   através do qual pude aprender muito sobre esse mundo de widgets ,gadgets, htmls e javas. Ambos foram muito importantes para esse ``renascimento``.


Bom, sobre as novidades que agora os leitores podem conferir estão a história de como nasceu e tomou forma a identidade deste espaço, uma apresentação de quem são os autores que fazem o Olhar Receptor e dois quadros de convidados para blogueiros e não-blogueiros, entre outros detalhes que podem ser percebidos durante a sua visita pelo nosso blog. Além disso, há páginas dedicadas a parcerias e divulgação agora disponíveis a um clique do mouse. Qualquer dúvida, é só entrar em contato que responderemos assim que possível.

É claro que nada disso seria possível sem a insistência deste blogueiro em continuar com este blog durante esses anos todos e todo o apoio recebido das amizades que tenho tanto no mundo virtual como fora dele. Gostaria muito de citar nomes, mas não quero correr o risco de deixar alguém de fora e, por isso, estendo o meu eterno agradecimento a todos que não só nos conhecem e apóiam como também a todo e qualquer leitor e visitante que já comentou aqui neste blog anteriormente. São vocês também os principais responsáveis por este espaço existir há tanto tempo.

Como não poderia deixar de ser, acabei fazendo uma breve reflexão sobre este momento tão especial, emocionante e histórico para mim. No começo, talvez não tenha sido tão fácil dizer que o Olhar Receptor tinha uma identidade bem definida até porque, em seu inicio, este espaço era mais voltado para apenas criticas de filmes e alguns posts com desabafos esporádicos. Mas o tempo é o senhor da razão e com o tempo me mostrou que uma identidade estava se formando e assim dando mais vida ao OR. Depois fui percebendo que essa tal face do blog, a de ser um espaço voltado para refletir sobre tudo o que os nossos olhos registram, já estava ali desde o começo de um certo modo. Só precisava de um pouco de luz para sair da escuridão e assim ganhar visibilidade.

Falando sobre história, devo acrescentar algo que pra mim sempre foi visível nas reflexões deste blog que é a defesa de uma boa comunicação. Em outras palavras, estou me referindo a um processo de comunicação onde emissor e receptor não tenham posições ou papeis já pré-definidos. Acreditamos no conceito de que todos devem saber ouvir e respeitar a necessidade do outro de se comunicar. Afinal de contas, o direito a comunicação é de todos e por isso deve ser respeitado. Não existe nenhuma regra que defina que só uma determinada pessoa fale e uma outra só ouça. Todos somos emissores e receptores. Todos temos um olhar receptor capaz de registrar as mensagens que são enviadas direta ou indiretamente. E por isso, como comunicadores, devemos estar sempre em constante reflexão sobre elas para aprender e assim passar adiante o que foi aprendido até porque a informação é um ``bem sem dono`` e, por sua natureza, deve ser compartilhada e nunca escondida ou reservada para uma minoria considerada privilegiada.

Bom, é isso. Sejam bem-vindos os novos e antigos leitores. Compartilhem conosco seus olhares sobre nossas reflexões assim como queremos fazer em seus blogs. Sempre com respeito, é claro, que é o mais importante na troca de olhares.
                                                                                                          Equipe Olhar Receptor




10 comentários:

  1. Gostei do seu blog e do conteúdo que em si foi posto. Adorei e sempre que der volto aqui.

    espero vocês!
    http://retrojovem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ah, que legal! Gostei do blog e de sua "nova fase"
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns e sucesso nessa nova fase!

    http://maesnoreino.blogspot.com
    http://atraiumeuolhar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa como ficou lindo o blog né amor?!Parabéns!
    Você é muito esforçado e digno de receber todo esse prestígio.
    Como colaboradora quero te incentivar nessa fase nova.Sucesso amore!
    Sempre que precisar estarei contigo.
    Para todo o sempre.
    Beeeeeijos lindo.

    ResponderExcluir
  5. Não conheci o antigo layout do blog..mas afirmo que este esta dinâmico e interativo...prometo ler outras postagens com mais calma e comenta-las...

    sucesso com a nova fase do blog...!

    ResponderExcluir
  6. achei muito interessante seu blog e fico feliz em saber que o Dicas para Blogs foi util de alguma forma

    achei muito interessante também sua outra postagem sobre o alpinista, eu já conhecia a estória mas valeu a pena ler novamente, muitas vezes na vida não conseguimos melhorar as coisas por não acreditar que era possível.

    ResponderExcluir
  7. Apóio incondicionalmente o trabalho de vocês, amigos!

    O blog está infinitamente melhor, muito mais bonito, alegre e convidativo. Estou sentindo um clima ótimo no ar...

    Grande bjo e sucesso pra vcs!

    ResponderExcluir
  8. Olá Marcus,

    Mais uma vez parabéns pelo novo layout e principalmente pela sua força de vontade. Quanto a mim, não tem nada que agradecer, pois não fiz nada de mais. Apenas tentei ajudar na medida do possível, mas os créditos são todos seus! ;)

    Grande abraço e boa sorte nessa nova fase! Sucesso!

    Tico Esteves
    http://www.novonarede.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pela visita e estou retribuindo. Já estou seguindo teu blog. O Olhar Receptor é bem sacado.
    abraço

    ResponderExcluir
  10. O blog é muito bom. Se não me engano, já tinha passado por aqui há alguns meses, mas sabe como é, os contatos vão aumentando e a gente acaba cometendo alguns erros, como não visitar sempre os verdadeiros blogueiros.
    A internet está tão recheada de gente complicada, eheh, mas o que importa é que existem as pessoas do bem. E o Olhar Receptor e do "bem".
    Valeu Marcus,
    Grande abraço

    ResponderExcluir

Comente apenas se tiver algo a ver com a postagem. Por isso, comentem de verdade!!!!